A Assembleia-Geral extraordinária da Associação Mutualista dos Funcionários do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (AMFMAPTSS), inicialmente marcada para terça-feira, foi adiada para 30 de Agosto, às 10h00, no auditório do departamento ministerial, em Luanda, com a participação presencial dos sócios e transmissão contínua (streaming).
A informação foi confirmada ao Jornal de Angola por uma fonte da AMFMAPTSS , que não adiantou mais detalhes, quando questionado sobre os motivos do adiamento da reunião. “A convocatória foi publicada no Jornal de Angola, a 27 de Junho, numa das páginas de publicidade e assinada pelo presidente da Assembleia-Geral, Anselmo Viriato de Castro Monteiro”, disse.
Acrescentou que na Assembleia-Geral será feita a leitura para aprovação da acta da última reunião, seguida da apresentação, discussão e aprovação do estatuto e regulamento de benefícios da AMFMAPTSS.
A fonte garantiu que durante a Assembleia-Geral será apresentado, também, o Calendário Eleitoral para a renovação de mandatos dos corpos sociais da associação. Para a fonte, a Assembleia-Geral servirá, ainda, para informar aos sócios sobre os benefícios de se ser mutualista.
De acordo com a fonte, conforme previsto no Estatuto, a Assembleia-Geral reúne à hora indicada na convocatória, com mais de metade do número de sócios presentes.
A mesma fonte fez saber que o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) concebeu o regime jurídico exequível à criação, organização, funcionamento e extinção das associações mutualistas, revogado o anterior decreto 1/99, de 12 de Março, por entender que não acompanhou a situação socioeconómica do país.
Avançou que as associações mutualistas são instituições privadas de solidariedade social que, na prática, promovem a poupança de um número ilimitado de associados, com objectivo de conceder benefícios de segurança social e de saúde aos associados e seus familiares, para reparar ou prevenir eventuais danos ou situações adversas que venham a passar.Anunciou que Edson Maurício Horta é o presidente eleito dos corpos sociais da AMFMAPTSS, enquanto Francisco Akiambe ocupa a vice-presidência. Diogo Paim, Áurea Cassoma e Edgar Pombal são os vogais de direcção.
Fonte: Jornal de Angola