25.8 C
Luanda
Junho 24, 2024
Portal dos Mutualistas
AtualidadeFinanças

Angola e Banco Mundial assinam acordo para seguros agrícolas

O Governo angolano e o International Finance Corporation (IFC) assinaram na passada quinta-feira uma parceria para o projecto de desenvolvimento do seguro agrícola no país, instrumento cujo beneficiário directo é a agência estatal.

A Ministra das Finanças de Angola , Vera Daves de Sousa, e o Vice-Presidente do IFC para África, Sérgio Pimenta, assinaram o acordo segundo o comunicado divulgado pelo Governo.

Na nota de imprensa, a Ministra Vera Daves de Sousa, sublinha que o acordo rubricado tem como beneficiário directo a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) e, por via desta, todo o mercado será mobilizado para a criação de condições legais, institucionais, técnicas e operacionais para operacionalização do seguro agrícola no país.

Vera Daves de Sousa reconheceu que o acordo com o IFC, braço do Banco Mundial para o sector privado, não resolverá todos os problemas relativos aos seguros dos operadores do agronegócio. “Contudo, servirá para uma melhoria substancial e será um importante ponto de partida para a mudança de paradigma, relativamente a este seguro tão sensível para as seguradoras nacionais”, referiu a Ministra.

O acordo permitirá desenvolver a capacidade do mercado de seguros para aplicar a análise de risco climático, delinear a operacionalização de cobertura adicional de riscos para as seguradoras e capacitar as seguradoras e os parceiros para a  promoção do seguro agrícola. A Ministra Vera Daves de Sousa considerou ser urgente dotar o sector agrícola do país, que desempenha um papel fundamental no processo de crescimento sustentável de qualquer economia, dos instrumentos necessários à estabilidade.

“Assim, considerando a necessidade de promover o seguro agrícola, enquanto ferramenta que diminui a exposição dos produtores agrícolas aos riscos exógenos, com destaque para os riscos climáticos, percebe-se a importância da celebração deste acordo de cooperação com a IFC”, frisou.

Vera Daves de Sousa destacou que a implementação do acordo poderá ter um impacto enorme na diversificação da economia angolana e no apoio à redução da pressão cambial.

O vice-presidente do IFC para África, Sérgio Pimenta, garantiu que no âmbito desta parceria, o organismo vai trabalhar com a ARSEG para ajudar as seguradoras a desenvolver um mercado segurador é produtos que possam ir ao encontro das necessidades dos agricultores angolanos.

Através de dados por satélite e de inquérito, o IFC vai apoiar também a ARSEG a identificar os principais riscos que os agricultores enfrentam e a avaliar a demanda por seguro agrícola, bem como materializar um programa de educação financeira e sensibilização para ajudar os agricultores a compreender melhor os benefícios dos seguros agrícolas e como estes podem proteger a sua subsistência.

Num outro momento, registou-se a assinatura do acordo para a contratação do International Finance Corporation (IFC) para apoio na Definição e Implementação da Estratégia de Reprivatização das acções detidas pelo Estado na Unitel, S.A.

Por: Rainha Paulo

Related posts

Salários do mês de Junho estão pagos a 98 por cento

portal_mutualista

BNA proíbe petrolíferas e diamantíferas de negociar directamente com os bancos

portal_mutualista

Fundo Soberano de Moçambique com promessa de “poupanças” para o futuro

portal_mutualista

Deixe um comentário